Clique nas imagens para ampliar
DEFINITIVA E SEGURA: ROBÓTICA INDUSTRIAL COLABORATIVA
Sua chegada ao Brasil é recente, mas já conquistou a área de automação industrial. Desde 2014, a robótica industrial colaborativa tem sido instalada em empresas de pequeno, médio e grande porte.
A linha de montagem baseada na robótica industrial colaborativa foi desenvolvida para produzir de maneira a auxiliar os humanos, de forma prática e segura. Isso significa instalação menos dispendiosa, pois é mais simples e rápida.
Suas características inovadoras permitem um grande leque de aplicações no dia a dia das indústrias e revolucionou a visão do mercado e de seus usuários, ao considerar a segurança de operadores sem as complexidades da robótica convencional.
PEQUENO EM TAMANHO, MAS PODEROSO NA EFICIÊNCIA
A Ecos Engenharia mantém fiéis e estratégicas parcerias com empresas desenvolvedoras de robôs colaborativos e executamos sua instalação sempre seguindo a filosofia do atendimento personalizado.
A instalação da robótica industrial colaborativa dispensa o complexo aparato de segurança, tais como:
- Cercas;
- Barreiras;
- Scanners.
Esse tipo de robô ocupa menos espaço e será utilizado para atividades que poupam os humanos de fazerem esforços físicos demasiados ou correrem os riscos que as acompanham.
Em tarefas que exigem o toque da manufatura, a robótica industrial colaborativa é ideal, pois proporciona mais tempo e concentração do operador, enquanto as mais pesadas e repetitivas são desenvolvidas pelos robôs colaborativos.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO ROBÔ COLABORATIVO
A saúde dos trabalhadores não corre riscos. Atividades monótonas e repetitivas que exigem esforço demasiado e podem causar lesões a membros, como os braços e pulsos, por repetição, são tarefas para o robô colaborativo.
Instalação de juntas e vidros, aplicação de cola, colocação de tampões de vedação e manipulação de partes pesadas de chassis ou aplicação de cola são alguns dos trabalhos que o robô colaborativo pode fazer, para manter os colaboradores humanos saudáveis.
A linha de robótica industrial colaborativa conta com robôs que sustentam cargas de 10 a 35 kg aproximadamente e têm alcance ideal para elevar essas cargas, dependendo do modelo.
Geralmente desenvolvidos com material leve, ocupam menos espaço, o que contribui para movimentação segura do colaborador no ambiente de produção da robótica industrial colaborativa. Por causa disso, funciona como um ótimo colega de trabalho robotizado, para as tarefas mais impopulares na linha de montagem do produto.
Para uma linha de montagem produtiva, inteligente e segura, no contexto competitivo das indústrias e considerando a sustentabilidade dos recursos humanos, a robótica industrial colaborativa chegou para ficar.