Clique nas imagens para ampliar
Leia sobre Robôs soldadores industriais
Os avanços na tecnologia permitiram que robôs assumissem o espaço e realizassem funções de fabricação em todo o mundo. Na medida em que os robôs soldadores industriais foram se desenvolvendo, os computadores também se aperfeiçoaram para que eles programassem melhor as máquinas, controlando as soldagens e corrigindo eventuais problemas técnicos, sem assistência humana.
Os robôs soldadores industriais são máquinas de soldadura que estão ligadas a um braço robótico, para realizarem determinadas tarefas, quando programadas. Na maioria das vezes, os robôs trabalharão com funções específicas, como soldar um lado de um para-choque, no caso de uma automação industrial, por exemplo.
Vantagens dos robôs soldadores industriais
Os robôs soldadores industriais permitem que haja uma produção mais rápida e eficiente, com qualidade regular, oferecendo mais segurança para o trabalhador, uma vez que ele não precisará exercer atividades de risco. Além disso, utilizar um robô é mais barato do que contratar um funcionário para o mesmo trabalho.
Desvantagens dos robôs soldadores industriais
Como desvantagens do uso dos robôs soldadores industriais, podem-se observar o fato de a máquina ter um preço elevado, exigir pessoal treinado para o manuseio e de programa específico para possíveis reparos.
As máquinas apresentam o movimento limitado, desse modo, os robôs soldadores, muitas vezes, poderão não alcançar lugares e soldar precisamente. Assim, o funcionário terá que ir até o local para terminar o trabalho. Caso o objeto esteja no lugar errado, os robôs soldadores continuarão soldando até que recebam outra programação.
Curiosidades
Você sabe onde os robôs soldadores industriais foram utilizados pela primeira vez?
O primeiro setor a englobar totalmente os robôs soldadores industriais foi a indústria automobilística. Uma série de robôs foi encarregada para realizar todas as sequências de soldagem de um automóvel. Com o emprego de robôs soldadores industriais, a reparação e o retrabalho foram reduzidos, e logo já havia pouca necessidade de uma equipe de reparação para a linha de montagem.
Antes dos robôs soldadores, havia uma equipe de reparação para corrigir os erros humanos. No entanto, as máquinas automáticas se mostraram eficientes e competentes para soldar adequadamente a partir de um ponto de partida e de parada. Os robôs soldadores são capazes de soldar perfeitamente na velocidade adequada e com temperatura constante quase o tempo todo. Portanto, para reduzir custos com o projeto, as empresas se utilizam com frequência de robôs, que eliminam o trabalho de reparo devido ao erro humano.
A ECOS Engenharia e Automação, presente há anos no mercado, é especializada em projetar desde a confecção até a montagem do fechamento, desenvolver as garras, integrar e comandar as máquinas da célula, construindo ainda o transportador até a programação final dos robôs.