Clique nas imagens para ampliar
Uma nova medida para Indústria: célula robotizada
Com o crescimento da indústria manufatureira, a demanda de produção aumentou fazendo com que da necessidade de aceleração no processo de produção uma nova realidade no Brasil. Diante desse cenário, restou ao setor adotar novas medidas e apostar na automação para suprir essa demanda e tornar o mercado nacional mais competitivo. A partir daí a célula robotizada, os populares robôs - que já eram uma tendência mundial da indústria passou a fazer parte da realidade industrial brasileira.
O que acontece é que os custos de aquisição desses equipamentos diminuíram e as configurações aumentaram à medida que diferentes indústrias passaram a implantar esses sistemas de automação. A célula robotizada era então, não só uma alternativa de sobrevivência, mas de crescimento.
Uma substituição positiva e produtiva
É válido observar que, no geral, é no processo de montagem que se dá a maior parte do trabalho manual, ou seja, o robô, ou célula robotizada substitui processos considerados “engessados”, aquela antiga tarefa específica e repetitiva, executada por um trabalhador, processo esse que não admitia modificações e quem nem sempre eram seguros ou precisos.
Neste cenário que a célula robotizada aparece como um evidente diferencial de qualidade e desempenho, fazendo com que as operações de montagem crescessem significativamente, ou seja, o mercado atingiu maior produtividade, com custos operacionais mais baixos, sem contar com a melhoria das condições de trabalho e saúde ocupacional dos operadores.
Inúmeras aplicações
A célula robotizada pode ser aplicada para diversas finalidades. Veja alguns exemplos:
- Manipulação;
- Soldagem;
- Montagem;
- Paletização;
- Forjaria, etc.
Alguns fatores importantes
Outros fatores importantes sobre esse tipo de tecnologia são:
- A qualidade dos produtos – superior;
- Mais Segurança;
- Mais precisão;
- Mais tempo de produção.
Entre outras coisas. Espera-se que essa seja a solução para que permita com que o país por meio do aumento na sua produção, aumente seu poder de competição, seja pelo uso da célula robotizada, ou da automação, no geral. E para isso, é preciso que existam empresas dispostas a investir nesses avanços.
Quer saber mais sobre essa tecnologia?
A Ecos, empresa especializada em Engenharia e Automação, disponibiliza todas as informações técnicas sobre a célula robotizada e muitas outras tecnologias.